sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Você está seguro?

Seu computador está seguro? Você acha que está? Bom, pode ser ou então você nem sabe e tem instalado um antivírus fajuto e desse jeito está beleza. É mas hoje em dia basta é colocar aquele bendito cabo de rede (na maioria) que você já esta pegando vírus.

Hoje as pragas virtuais passam de 11 milhões.

Venho a “tentar” dar uns conselhos e pequenas dicas para vocês, mas claro nada assim que te deixará 100% seguro, porque nem eu tenho isso varia de usuario para usuario. Fato é que, se você for um cara que sempre pega vírus, não adianta nada ter o “melhor” antivírus instalado que você continuara pegando e “fodendo” sua maquina e mandando para a assistência para os técnicos formatar. E não adianta dizer que são os técnicos que são ruins, é tu.

Começarei de um jeito simples e claro ( pode parecer um pouco grosso ).

 

1° Se você tem AVG FREE instalado, pode ir tirando ele porque isso não presta. Muito ruim, deixa passar muitas coisas, mas se você gosta do AVG...COMPRE, o pago é melhor.

2° Quer usar um programa para baixar musicas, vídeos, jogos? Então use o EMULE. Não use outros não. Eu pelo menos não recomendo por experiência própria. E pior é se você tiver a dupla dinâmica instalado ( como eu apelidei no serviço) AVG Free + LimeWire.

2.1 – Sim, o limewire, um programa que maioria deve usar, por ser rápido e “bom”. Bom é de fato mesmo, quando eu instalei pela primeira vez, a primeira coisa que baixou veio vírus, estragou a maquina e ainda não dava para desinstalar ele. Uso o emule e nunca tive problemas, pode ser demorado as vezes mas é confiável.

 

3° Não me saia instalando qualquer antivírus que vê em algum site que o nome seja desconhecido, o mesmo vale para Anti-Spyware** ( quem não sabe o que é, explico mais embaixo), porque isso é um típico vírus para brincar com tu. Ele procura ameaças e acha um monte, você acha que estava desprotegido e que agora com esse novo programa vai resolver. Quando manda deletar os “arquivos infectados” eram arquivos de seu sistema, aí meu filho, lá vai você pagar mais uma formatação.

 

4° Tenha uma maneira boa de usar a internet, as paginas que visita. E POR FAVOR, sites pornográficos são os piores para acabar com seu PC. Mas já que você não se agüenta, então compra uma revista, até é mais saudável, tu faz uma caminhada até a banca...

 

5° Tenha pelo menos um Firewall ativado na sua maquina.

 

Bom, depois disso vamos a outras coisas...

 

Qual antivírus colocar?

Bom eu sempre usei o Avast Profissional e nunca me deu dor de cabeça.

Mas se você quiser pagar em um AV, compre o Kaspersky, o melhor da atualidade, mas tem também o Antivir, NOD32 e o AVG PAGO, não o Free.

 

Depois disso você precisará de um Anti- Spyware, as vezes mais do que um.

Spyware - consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

Fonte: Wikipedia.

Tem varias outras categorias, quem quiser saber mais é só pesquisar pelo termo Spyware.

Então, nem tudo o antivírus pega, e aí tu precisa de um anti-spyware, uma ferramenta própria para esses tipos de casos.

 Recomendo a usarem..Spyware Terminator e Spybot, ambos você encontra no Baixaki, e são free.

Bom, tendo isso já feito, instalados pelo menos algo assim. Você já está em um passo melhor, agora muito depende como eu citei lá em cima, de como você usa a internet, se ficar acessando aqueles determinados sites, clicando em qualquer link, achando que aquela mensagem é verdadeira...Bom, aí meu filho não é antivírus que agüente.

Um outro programa que eu recomendo, mas para os que menos entendem acho bom nem ter é o ZoneAlarm, um firewall ( mais detalhes dele no Baixaki ), mas é em inglês e tem de saber mexer.

No mais é só um resumo, um pequeno passo, canso de ver coisas “erradas” por aí e quis passar umas pequenas dicas.

Se alguém quiser saber mais, e como configurar esses programas citados aí a cima, é só entrar em contato comigo. 


Por: Welington Pereira.