
Você tem uma filmadora? Adora tirar um sarro de amigos e parentes? Pega a máquina digital e fica filmando enquanto estão todos fazendo pose, achando que você ta tirando foto? Você é fascinado com o mundo dos vídeos e filmagens? Nessa postagem, o nosso foco são as técnicas de filmagem.
Alguns acham que é fácil, outros acham difícil, enfim... Depende mesmo do usuário, da filmadora que ele tem e principalmente do objetivo dele! Por exemplo: quem está produzindo um filme trash (caseiro) não se preocupa em filmar perfeitamente, certo? O que conta nesse caso é a edição final.
Mas, pra quem pensa em entrar no ramo, quer se aprimorar ou simplesmente gosta da coisa, aqui vai umas dicas:
SOLTAR OS JOELHOS: Dessa forma, seu corpo pode trabalhar como um tripé, podendo rodar sem ter que tirar os pés do chão, e sem tremer muito a câmera.
APOIAR O COTUVELO SOBRE A BARRIGA: Há um osso na barriga, próximo das coxas, onde você pode apoiar o braço, e com ele segurar a câmera por baixo ou pelo lado (recomendo que seja por baixo).
MALHAR: Se você gosta de malhar, freqüentar academia, pode exercitar mais seu braço, assim ele pode ficar mais firme pra segurar a câmera, seja ele pequena ou grande, leve ou pesada. Quem não gosta de assistir um vídeo sem tremedeiras?
MANTER-SE ABAIXADO AO ANDAR: Se for filmar andando, uma ótima dica é andar abaixado, com as pernas seguindo uma mesma linha. Assemelha-se a dica de deixar os joelhos soltos. Depende muito de sua altura para saber o quanto irá agachar-se.
CONCENTRAÇÃO É EXCENCIAL: Alta concentração, ainda mais pra quem está começando, é indispensável para manter a filmadora estável e sem tremedeiras. Isso pode ser diminuído com o tempo, de acordo com a aquisição de experiência do usuário.
ESQUEÇA O ZOOM: O zoom é um recurso ótimo, e todo mundo adora. Mas preste atenção: quanto mais zoom estiver usando, mais o vídeo irá tremer, mesmo com usuários mais profissionais. Portanto, sempre que puder, prefira aproximar-se do objeto ou pessoa invés de usar o zoom. Preferencialmente, o zoom deve ser usado para pequenas aproximações, e para deixar o vídeo mais bem elaborado, fazendo cortar ou acrescentar elementos ao cenário, ou seja, questões de design mesmo!
ESTABILIZADOR AUTOMÁTICO? CUIDADO: Muitas filmadoras vêem com o recurso “estabilizador automático”, que diminui a tremedeira do vídeo, ou pelo menos tenta. Mas lembre-se: isso não é garantia de um vídeo perfeito! Prefira filmadoras com estabilizador óptico, pois o digital, além de não ser muito eficaz, diminui a qualidade do vídeo. E use esse recurso apenas se fizer filmagens parado ou com pouca movimentação! Usando-o em filmagens com muita movimentação, pode acarretar “engates” no vídeo. Procure no manual de sua câmera pra saber como fazer isso.
FOCO AUTOMÁTICO AJUDA... QUANDO NÃO ATRAPALHA: Praticamente todas as câmeras de hoje têm foco automático, indo desde as amadoras até as profissionais. Mas, dependendo do caso, ele atrapalha, fazendo a imagem embaçar ou desfocar o elemento pretendido. Isso acontece muito quando há variações de luz ou quando se dá zoom. Nesse caso, use o foco manual e deixe-o travado, para que seja focado exatamente aquilo que você pretende. Não sabe fazer isso? Procure no manual de sua máquina pra descobrir, mesmo porque essa função pode até mudar de nome, dependendo dela.
SE ESFORCE PARA NÃO TREMER: Sempre faça um esforço pra não tremer a câmera, assim você vai aprendendo qual a melhor maneira de você filmar, e pratique muito, seja com câmeras fotográficas, seja com filmadoras. Evite ficar perto de onde pode esbarrar, e de pontos onde passam pessoas o tempo todo.
SE FOR USAR TRIPÉ, NÃO JOGUE PESO NELE: Muitas pessoas têm o péssimo hábito de pegar no tripé com toda a mão, jogando peso nele. Isso atrapalha e muito, deve-se pegar o tripé com apenas a ponta do dedo, e com delicadeza! Solte-o quando já tiver feito a movimentação necessária. Importante: abra os pés do tripé ao máximo, pra não correr riscos de um tombo.
FOQUE-SE NO VISOR DA FILMADORA, MAS NÃO ESQUEÇA O SEU REDOR: Você deve ficar concentrado no visor da câmera para saber o que está sendo gravado, mas tome cuidado também com o seu redor, afinal nunca se sabe quando pode aparecer uma pessoa ou um cachorro! Mas isso não significa que você deve ficar virando a cabeça para os lados, é como dirigir um carro: olhar sempre para frente, mas saber o que se passa ao redor pelos retrovisores. Se você dirige, entende o que estou falando.
OLHA O TETO: Em filmagem, teto é o espaço entre o limite superior do vídeo (parte cima) e a cabeça de uma pessoa. Se esse espaço ficar muito grande, acaba completamente com a beleza do vídeo. Evite esse espaço, deixando o limite do vídeo próximo a cabeça da pessoa filmada. Observe como isso funciona em jornais e programas de televisão
ENQUADRE BEM: Deixe o vídeo bem enquadrado, sem tombo para algum dos lados. Não esqueça também se centralizar o objetivo, a não ser que haja alguma coisa do cenário a ser mostrada.
OLHA O SOL: Alguma vez você viu uma filmagem em que uma pessoa ficou completamente escura? Isso acontece porque ela foi filmada contra a luz! A luz do Sol então é terrível: por ser muito forte, pode diminuir a sensibilidade de luz da câmera, ou seja, estraga ela! Evite filmar contra qualquer luz (janelas e portas abertas, lâmpadas, e principalmente o sol!). Deixe a fonte de luz principal atrás de você, para que a pessoa ou objeto seja bem iluminado.
FILMAR COM POUCA LUZ, NEM PENSAR: A não ser que sua máquina seja uma 3 CCDs da vida, e olhe lá! O sensor de luz das filmadoras e fotográficas não é tão sensível quanto o olho humano, fazendo filmagens noturnas ou com pouca luz ficaram horríveis, e dependendo da máquina, com ruídos de cores. Se for filmar em ambientes pouco iluminados, use lâmpadas próprias pra isso (nada de lâmpadas comuns, usadas em iluminação de casa). Muitas filmadoras já vêem com lâmpada embutida, mas não são tão eficazes e consomem a bateria da própria câmera, reduzindo o tempo de duração de sua carga.
SOM TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE: Um vídeo com aquele som perfeito, bem gravado, é uma maravilha! Se sua intenção é captar áudio de apenas um ponto (como em entrevistas, onde o objetivo é captar o som da boca do entrevistador e do entrevistado), nunca grave em locais com muitos ruídos e sons de todos os lados. A não ser que você disponha de um microfone de mão, de rosto, de clipe (que é preso na roupa), ou um boom, uma espécie de microfone que fica preso numa vara, e que capta o som de apenas uma direção. Também é chamado de microfone direcional. Podem ser usados também aqueles microfones de rosto ou de clipe, que são presos na roupa. Se o som for captado com o microfone embutido da câmera, em locais com muito vento, por exemplo, o som vai ficar irreconhecível.
2 comentários:
Aee, muito bom esse post! Modéstia a parte, né? rsrsrsrsrs
Valeu Aline!
\o/
Bem interessante o post hein, muito bom.
Achei engraçado no começo quando diz " Pega a máquina digital e fica filmando enquanto estão todos fazendo pose" isso me lembra... Você não tem nada para fazer? Pegue uma maquina, chame seu amigo e grave uma idiotice ( geralmente acontece aquelas cacetadas aauehaue ) ;D
Enfim, muito bom gostei :D
Postar um comentário